quinta-feira, 14 de maio de 2009

Experiência

Não tenho lá muita experiência de vida. Não senti dores avassaladoras, não passei fome. Sempre tive tudo que precisei assim, de mão beijada. E, na verdade, nem sei o que significa sofrer. Todos os sofrimentos não são quase que nada, comparados a outros maiores que os meus. Sofrimentos amorosos, valem de que? Quando não se tem comida, casa, conforto, o amor é a ultima coisa da qual você lembra.
Não sei ainda o que é sofrer de verdade, e eu espero não precisar sabê-lo. Em verdade, não sei se quero saber ou não... Talvez se soubesse, mudasse. Talvez não.
O fato é que nunca precisei fazer sacrifícios. Era só chorar um pouco, fazer uma cara triste e eu ganhava. Quando minha mãe não podia me dar o que eu queria – por falta de dinheiro ou outro motivo – eu esperava. Quando ela podia, ela dava. Nunca deixou faltar-me nada do que quis. Dizia que queria que eu tivesse tudo o que ela não pôde ter quando possuia minha idade.
Até hoje é assim. Eu não sei o que é ter que cuidar de irmãos, cuidar da casa, trabalhar. Nunca precisei. E não sei como seria se eu precisasse. Talvez eu fosse menos boba, talvez eu soubesse de muitas coisas que hoje ainda não sei, talvez eu aprendesse a não confiar tanto nas pessoas.
E essas coisas serviriam de alguma coisa? Ter essa vivência toda, serviria para algo? Certamente iria servir para a vida, para que eu soubesse “viver nesse mundo”. Sem ser enganada, passada pra trás. Mas e como pessoa? Isso me tornaria melhor?
As vezes me acho uma inútil. Não sei cozinhar,não sei fazer coisas comuns do cotidiano, nem sei limpar a casa. Isso foi porque nunca precisei, eu sei disso. Talvez um dia se eu precisar fazer alguma dessas coisas, eu aprenda assim, meio na marra. Necessidade.
A única coisa que faço é estudar. Decorar as tantas fórmulas, nomes, datas que jogam na nossa frente.
Não tenho certa “manha”, não sei certos macetes que me seriam úteis no decorrer da vida. Agora, pergunte-me sobre física , química, biologia. Eu lhe responderei.
E eu sei lá se isso é bom ou ruim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário