sexta-feira, 8 de maio de 2009

A idade

E a idade vem chegando assim, na surdina. 15 anos. E eu nem vi o tempo passar. 15 anos de amores, de doenças, de risos, de abraços, de amizades perdidas e feitas. 15 anos onde pessoas especiais vieram e logo se foram e outras vieram pra ficar. Algumas invadiram o coração, assim sem querer... E parece até que foi ontem que minha mãe me pegava no colo e brincava comigo. O tempo onde eu e meu irmão éramos mais unidos. Agora quase não nos vemos e, quando nos vemos, não nos falamos. Nós simplesmente não temos nada a dizer - Na verdade, até temos...mas acho que ele é assim como eu e nada fala.

Invejo tanto aquelas pessoas que são próximas aos irmãos, aos familiares... Não me sinto próxima de nenhum deles e não sei se isso é algum relaxo de minha parte ou se sou assim e ponto. Talvez o fato de meu irmão ser 10 anos mais velho que eu signifique algo. Eu não poderia acompanhá-lo nos lugares onde ele vai e nós temos amigos, gostos diferentes.

Mesmo assim, sempre quis ser mais próxima dele. Quando criança, eu me lembro que o invejava muito. Ele podia jogar bola, ouvia as músicas mais legais, suas coisas eram mais legais que as minhas e ele não ficava doente como eu ficava. Ah, e como eu ficava feliz quando brincávamos juntos! Corríamos pela casa, nos escondíamos nas cortinas, nos armários. E eu ficava feliz quando ele cuidava de mim enquanto eu estava doente - até hoje ele cuida.

Tenho que entender também que ele possui a vida dele: Estuda, trabalha, possui seus amigos, relacionamentos. Uma vida completamente diferente da minha.

Enfim, amanhã é meu aniversário. Vamos sair- eu, ele e minha mãe. Segundo eles, vamos para onde eu quiser. Vou aproveitar esse tempinho que eu tenho com eles para sentir que nossos laços estão mais unidos. Nem só de amigos vive uma pessoa e, desses tempos pra cá, eu sinto como se estivesse "virando as costas" pra minha familia. Muitas coisas que eles fazem eu não concordo, eu não gosto, eu discuto. Mesmo assim, me ajudaram e apoiaram em (quase) todas as situações e sei que são eles que irão me apoiar. Mesmo não tendo laços tão fortes assim com meu irmão, eu sei que posso contar com ele.

Meu jeito de ser não é lá muito fácil de se conviver... Sou birrenta, quero tudo na hora e do jeito que quero, não aceito um não como resposta e mudo de humor rápido demais. E o pior é que eu só estouro quando estou com eles. Me sinto culpada...Muitas vezes eles não tem culpa de nada e eu acabo dizendo coisas sem querer dizer, magoando ambos.

Esse aniversário pelo menos irá servir pra me aproximar de gente distante- tanto amigos quanto parentes. Pedir desculpas, abraços e conversar sobre qualquer coisa. Com o tempo eu aprendo. E, nesse ponto, a idade não trouxe só coisas ruins - como muitos teimam em dizer. Trouxe uma chance de eu me reaproximar da minha familia e tentar recuperar o tempo que passei pensando em mim e nas outras pessoas mas esqueci das mais importantes. Recuperar o tempo perdido porque, afinal, com 15 anos se pode fazer o que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário